Farmacinha do Bebê: Lista do que não pode faltar

Os pais sabem que é quase impossível sair para comprar produtos de higiene com um bebê em casa. Principalmente se o bebê ainda for recém-nascido, ou seja, com até 28 dias de vida. Neste caso, é importante montar uma “farmacinha do bebê” antes do nascimento da criança.

No primeiro mês após o nascimento, a pele do recém-nascido apresenta uma camada de gordura, cientificamente chamada de lipídio, responsável pela prevenção de bactérias e outras fontes de infecção.

Portanto, é necessário atentar para o uso de produtos com cheiro muito forte ou que não sejam adequados para crianças.

Para facilitar, selecionamos neste artigo os itens que não podem faltar na farmacinha do bebê. Continue a leitura para saber mais!

Itens para o dia-a-dia do bebê: montando a sua farmacinha

Pacotes de fraldas descartáveis ou de pano do tamanho ideal para o recém-nascido

Lembre-se de guardar a nota fiscal para casos de trocas, porque mesmo que a medição seja baseada na idade da criança, a criança pode ser maior ou menor do que o esperado.

Você só saberá o tamanho ideal de fraldas do seu bebê, quando ele nascer.

Hastes flexíveis com pontas de algodão

Embora nunca deva ser inserido no ouvido de um bebê, este produto é muito útil para remover sujidades entre as dobrinhas e desinfetar o cordão umbilical e os órgãos genitais, especialmente para meninas que precisam de limpeza regular.

Bolas de algodão

É muito útil na limpeza de crianças, pois tem uma textura macia, absorvente e não agride a pele.

Potes plásticos

Um é usado para armazenar as hastes flexíveis e o outro é usado para armazenar as bolas de algodão. É importante que esses produtos usados ​​para limpar bebês não entrem em contato com bactérias e germes.

Além disso, estarão mantidos em local limpo, fresco e bem ventilado.

Sabonete neutro líquido

Dê preferência sempre àqueles que não tenham cheiro forte e sejam adequados para a faixa etária dos recém-nascidos.

Não compre muitos produtos de banho para seus filhos. Afinal de contas, você ainda não sabe se eles são alérgicos a algum dos ingredientes da fórmula.

A maioria dos especialistas recomenda não usar shampoo no primeiro mês após o nascimento, pois o cabelo do bebê ainda é muito fino e o couro cabeludo é uma das áreas mais sensíveis.

Antes de tomar qualquer decisão, consulte seu pediatra.

Álcool 70%

Desinfete o coto do cordão umbilical, que deve cicatrizar dentro de 10-14 dias após o corte do cordão umbilical, para evitar infecção grave nesta área sensível.

Garrafa térmica

É importante desinfetar as nádegas e os órgãos genitais do bebê com água morna para evitar assaduras.

Portanto, é muito importante ter na farmacinha do bebê uma garrafa térmica que armazena água morna para que os pais não tenham que aquecer a água o tempo todo.

Lenços umedecidos

Embora o lenço umedecido seja muito conveniente para limpar as nádegas e os genitais dos bebês, muitos pediatras recomendam usá-lo também durante as trocas de fraldas fora de casa. Lembrando que o algodão é sempre preferível.

Tesourinha sem ponta

A tesoura deve ser sem ponta para evitar que os pais machuquem os filhos quando cortam as unhas dos pés e das mãos. É importante limpar este item com frequência e preferencialmente, com álcool.

Escova ou pente

Ambas as opções são utilizadas para pentear o cabelo do bebê. Os pais podem escolher de acordo com as seguintes orientações: devem usar cerdas macias para não prejudicar o couro cabeludo muito sensível do bebê nos primeiros meses de vida.

Termômetro

Existem muitos tipos de termômetros para medir a temperatura corporal, e os preços variam muito. Termômetros que podem medir a temperatura da testa ou das orelhas costumam ser muito melhores para uso crianças, mas são mais caros.

Os termômetros são indispensáveis ​​no dia a dia, e os papais não podem deixar de tê-los em sua farmacinha do bebê.

Termômetro de banheira

É importante que os pais tenham dois termômetros: um para medir a temperatura corporal da criança e outro para medir a temperatura da água do banho, que deve estar entre 36 °C e 37,5 °C.

Pomadas para assadura

Normalmente, os pediatras recomendam o uso de pomadas contendo óxido de zinco e vitaminas A e D para prevenir assaduras, que são muito comuns nos primeiros meses de vida.

No entanto, a mãe deve perguntar ao pediatra qual ele recomenda antes de comprar uma.

Soro fisiológico

É muito adequado para limpar o nariz do bebê, mas também deve ser adquirido de acordo com as instruções do pediatra.

Aspirador nasal com pêra de borracha

Isso não é uma necessidade, mas sob a orientação de um pediatra, será muito útil para sugar as secreções do bebê.

Bolsa pequena de água quente

Dê preferência àquelas em formato redondo e a utilize para aliviar as cólicas em recém-nascidos.

Produtos para as primeiras enfermidades do seu bebê

Na farmacinha do bebê também não podem faltar alguns medicamentos para as vezes que o bebê ficar doentinho.

Antialérgico

Converse com um pediatra de sua confiança para determinar o melhor remédio para alergia para seu filho.

Este é um dos medicamentos mais importantes que você precisa ter por perto. As doenças alérgicas às vezes requerem uma ação rápida.

Antitérmico

É importante ter à mão um medicamento que combata a febre. Nos primeiros meses de vida do bebê, após tomar muitas vacinas, você certamente terá que usá-lo um dia.

O seu médico irá recomendar o melhor medicamento antitérmico para o seu filho.

Nebulizador

Não é muito barato, mas é melhor mantê-lo em casa para utilizar se for necessário. O bebê tem secreções no trato respiratório constantemente.

Nebulizar com soro fisiológico pode diluir as secreções, drenar o entupimento e facilitar a respiração.

Como resultado, ajuda muito. Discuta como usar o nebulizador com um médico de sua confiança.

Conclusão

Uma farmacinha do bebê é essencial para garantir que você tenha os produtos e acessórios necessários à mão para tornar mais fácil o cuidado diário de seu filho. Siga as nossas dicas e tenha sucesso no cuidado do seu bebê.

WhatsApp chat