Mala da Maternidade: O que levar para o Bebê?

Mala da Maternidade

Este é um pequeno guia de mala da maternidade para mulheres grávidas! Fazer a mala para levar para a maternidade é mais simples do que pode parecer.

Mas, para mães jovens pode ser um pouco complicado, então vamos falar sobre os principais itens e, claro, você pode mudar e fazer como quiser.

Normalmente, as mamães ficam de 2 a 3 dias na maternidade em casos de parto cesáreo, e para parto normal de 1 a 2 dias. Nesta fase, vamos dar ideias de listas para facilitar, lembrando que a troca é toda organizada em saquinhos.

Vamos lá!

Montando a mala da maternidade

Mala da Maternidade

Fraldas e roupas

Vamos pensar em 4 trocas de roupas para o bebê com os seguintes itens:

  • Saída maternidade com macacão e manta;
  • 2 mantas se for verão ou se for no inverno 1 manta e 1 cobertor;
  • 1 macacão, 1 body, 1 calça ou mijão, 1 meia, 1 fralda (organizados por dia dentro de um saquinho);
  • 4 toalhinhas de boca;
  • Se você achar necessário leve também peças avulsas, mas 2 de cada por exemplo, 2 body 2 calças 1 macacão extra para casos de emergência;
  • 2 fraldas de pano;
  • Luvinhas e touca se estiver frio;
  • 2 toalhas fraldas.
Mala da Maternidade

Produtos para a higiene

  • pacote de fraldas recém-nascido;
  • saquinho plástico para roupa suja;
  • trocador;
  • 2 cueiros;
  • Álcool 70%;
  • Chupeta (opcional);
  • Cotonete;
  • Lenço umedecido hipoalergênico;
  • Pomadinha anti-assaduras;
  • Sabonete líquido.

Itens para levar fora da mala da maternidade

Deixe o bebê conforto já instalado no carro para a hora de voltar para casa, se você fizer lembrancinhas para distribuir na maternidade também não as esqueça e, se o seu bebê for uma menina, arrase nas tiaras.

Lembre-se de que sempre existe a possibilidade de que se algo estiver faltando, seu marido ou algum parente comprar para você, sempre há farmácias próximas às maternidades.

Já vi muitas mães terem dúvidas sobre o que levar na mala da maternidade, mas digo a vocês que a experiência ajuda muito nesses casos.

Então, o que levar, como fazer uma mala prática e evitar que falte algo nos dias que estiverem na maternidade?

O primeiro passo é saber quando seu bebê vai nascer, se vai nascer em climas mais frios ou mais quentes, ou seja, inverno, verão ou meia-estação. Se for inverno, compre roupas de lã mais quentes. E, se estiver calor, compre malhas mais finas.

O segundo passo é procurar a maternidade onde a criança vai nascer, provavelmente haverá uma lista que mais ou menos dirá o que levar para o dia do nascimento.

Essas são as dicas básicas, adaptem como acharem melhor. E lembrem-se que só vai demorar 2 ou 3 dias, evitem levar coisas desnecessárias para não carregar peso à toa.

Dúvidas mais frequentes na hora de fazer a mala da maternidade

Mala da Maternidade

Como organizar a mala da maternidade?

Como dissemos, a organização vai depender da estação do ano em que o bebê nascerá. Portanto, as peças individuais necessárias para vestir e montar cada kit devem ser separadas.

Para facilitar a vida das enfermeiras, divida cada troca em conjuntos que incluem macacão, meias, calças e um body. Dependendo da temperatura, você pode alterar ou remover algumas peças para se adaptar às suas necessidades.

Para manter seus kits separados, você pode usar sacolas plásticas transparentes ou até mesmo uma sacola de TNT, e organizá-los dentro da mala da maternidade para não amassar. Coloque os materiais de higiene necessários em seus compartimentos para que não fiquem bagunçados.

Como escolher uma boa mala?

Normalmente as mães vão pela praticidade, escolhem personagens famosos, marcas famosas ou até mesmo pela beleza da bolsa, mas esquecem de verificar o principal: a funcionalidade da mala da maternidade.

Deve ter compartimentos divisórios, espaço amplo para roupas, e deve caber todos os itens necessários no momento da internação, como fraldas, pomadas, álcool 70% e o que mais for solicitado na lista de internação.

Quando devo arrumar a minha mala?

Mesmo que a vontade e a ansiedade de preparar tudo o mais rápido possível seja grande, não há necessidade de pressa, o ideal é estar pronta em 32 semanas.

Em média, 2 meses de antecedência é o suficiente para não esquecer de todos os itens.

Conclusão

Considere as dicas deste artigo para se preparar e manter a calma para aproveitar o momento mais importante da sua vida, e não se esqueça de conversar com o seu médico e conhecer bem a maternidade antes do parto.

Lembrando que as indicações podem variar de um lugar para o outro, o importante é você se atentar na hora de organizar a sua mala da maternidade.

WhatsApp chat