O que são Doulas?

O que são Doulas?

O parto é um momento inesquecível, mas também muito difícil. Ansiedade, medo e expectativa são alguns dos sentimentos que acompanham uma mãe no momento do nascimento de seu bebê, por isso dar apoio durante o parto é muito importante.

Ao longo dos anos, as mulheres sempre buscaram uma companhia nesta época, seja mãe, avó ou irmã, sempre houve ao seu redor uma mulher mais experiente. Hoje em dia, além da equipe médica, as mamães podem contar com a excelente companhia das doulas.

Essa profissão, reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é essencial para a humanização do parto. Além disso, o trabalho das doulas vão além do pré-natal e do pós-parto.

De origem grega, “doula” significa “serva”. Quer conhecer mais sobre essa linda profissão?

Continua a leitura!

O que uma doula faz?

As doulas oferecem suporte físico e emocional para uma mulher grávida e sua família. Antes do parto, sua principal tarefa é fornecer informações sobre o parto à futura mãe. Ensine exercícios e posturas para aliviar a dor em um momento crítico.

Durante o parto, a doula está sempre com a mulher, dando massagem, apoiando os movimentos, oferecendo uma posição, incentivando a mãe e também ajudando o casal a se aproximar e participar ativamente desse momento.

Ela também informa o casal sobre todos os procedimentos, faz uma “ponte” entre os futuros pais e a equipe médica, e continua apoiando a família após o parto, principalmente cuidando do bebê e da amamentação.

As doulas são enfermeiras?

Isso é uma pergunta muito comum. Uma doula não é necessariamente uma enfermeira.

A maioria delas tem formação profissional anterior, como enfermagem ou fisioterapia, mas a falta de formação em medicina não impede as mulheres de exercerem a profissão. Desde que você tenha concluído um curso especial de doulas.

Mas é preciso destacar que, em qualquer caso, a doula não realiza nenhum procedimento médico, como medir a pressão de uma gestante ou cortar o cordão umbilical de um bebê. Sua função é acompanhar a mãe, dando apoio emocional.

As doulas atuam apenas em partos normais?

Toda gestante pode contar com o apoio das doulas, independente da forma de parto. Esta profissional é necessária para esclarecer todas as questões relacionadas ao parto normal e cesárea, auxiliando a mãe no preparo para ambos.

Se uma cesariana for realizada, a doula permanecerá, confortando a mulher durante a operação e fornecendo o apoio necessário para toda a família.

Doulas e o parto humanizado

A doula é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesáreo, pois a presença desse especialista garante a segurança e o cuidado da mulher que será atendida em todas as etapas do processo.

Além disso, a doula ajuda a garantir que os limites e preocupações da mãe sejam respeitados, bem como um ambiente de parto calmo e familiar.

Como são realizados os cursos para se tornar doula?

No treinamento de doulas, a carga horária varia de 32 a 82 horas, principalmente em aulas teóricas para estimular a imersão no trabalho de parto.

Um problema, segundo as instrutoras de doulas, é que nem a carga horária nem o conteúdo programático estão definidos.

O que temos em prática hoje no Brasil, e muito preocupante, é um curso de curta duração e, além disso, existem cursos que são ministrados inteiramente online, que não é considerado um bom ensino nestes casos.

Durante o curso, as futuras doulas aprendem a entender os sinais do parto, como ajudar uma mulher em todas as fases e como dar suporte contínuo, principalmente emocional e informativo.

As alunas também recebem instruções práticas sobre quantas reuniões precisam realizar, o que fazer em cada uma delas, o contrato, como chegar a uma maternidade de forma autorizada e outros detalhes.

Quanto custa o atendimento de uma doula?

Não há um preço fixo, o custo da contratação poderá variar de acordo com a cidade e região do Brasil, mas em média pode custar de R$ 1.000 a R$ 2.000.

Normalmente, a mãe e a doula fecham um pacote que pode incluir encontros pré e pós-natal, bem como acompanhamento do parto e aulas online para as mães responderem a perguntas simples.

As contratações de doulas são sempre pagas em particular, sem reembolso de convênio médico.

O que as doulas são orientadas a fazer em casos de intercorrência?

Embora a doula não interfira diretamente no parto, algumas orientações são passadas para ela sobre como lidar com emergências. Ela deve sempre ter a certeza de que está com uma equipe experiente e deve estar pronta para ajudar, principalmente em partos domiciliares.

É muito raro que algo saia errado, mas é preciso estar preparada caso ocorra algo. É importante acertar todo o plano de parto com antecedência.

Conclusão

Agora que você sabe o que são doulas, chegou a hora de pensar se você deseja que as doulas acompanhem sua gravidez.

WhatsApp chat