Gravidez saudável e tranquila

Quando se está gestante, o corpo passa por muitas mudanças. O organismo muda, a imunidade passa por um desequilíbrio considerável, a aparência muda… há mudança em tudo!

Como o corpo está em fase de adaptação com o seu novo hospedeiro (o bebê), ele começa a ter essas mudanças para ceder mais espaço e conforto para o embrião se desenvolver e se tornar um bebê grande, forte e saudável. Porém, essa tarefa não dependente somente do corpo, mas também de você.

A gravidez é um período muito delicado para as mulheres. Essas mudanças que o corpo precisa passar requer muita paciência e descanso, as dores e desconfortos acabam sendo mais constantes sem citar que o cansaço multiplica. Sem contar os enjoos, os quais são os maiores vilões para um cansaço excessivo durante a gestação.

E como o corpo está em fase de adaptação com o bebê, você vai precisar ter um cuidado muito maior do que você tinha antes de engravidar. A saúde, os exercícios e alimentação precisaram ser mudados e outras tarefas precisam ser incrementadas na sua rotina.

Qual o primeiro passo para se ter uma boa gestação?

Na realidade, não existe uma classificação de deverem que a gestante deve fazer para obter uma gravidez mais tranquila e salubre. Se você não sabe por onde começar, aconselhamos que se foque em seu temperamento e emoções antes de tudo. Como o feto está ligado a você pelo cordão umbilical, ele consegue sentir todas as emoções e sentimentos, então não se permita passar por momentos turbulentos ou que possam te causar sérios picos de irritação ou estresse.

Nunca se esqueça de sempre respirar bem fundo e soltar o ar com calma quantas vezes for preciso para manter seu interior calmo e a adrenalina controlada, vá para lugares tranquilos ou para seu quarto, deite na cama, ligue uma boa música e curta o momento se desligando de tudo que a realidade oferece.

Sabemos que muitas mamães possuem trabalhos, então fica um pouco mais difícil tornar esse momento de paz possível. Mas, também temos soluções para estes casos!

Sabe seu horário de descanso? Pois bem, ele pode se tornar literalmente seu momento de descanso. Com certeza onde você trabalha deve ter um cantinho mais tranquilo e sossegado, certo? Vá até ele, sente-se em uma posição confortável e feche os olhos, tente se focar nos sons mais distantes e levar sua imaginação para lugares calmos e paradisíacos. Desse modo, seu cérebro vai libera um hormônio chamado serotonina, responsável pelo bem-estar do nosso corpo, relaxando seus músculos e dando aquela leveza no corpo. É muito importante que você tire um tempinho somente para seu bebê e você, mamãe.

E se seu parceiro for aquelas pessoas que gostam de pregar peças ou dar sustos o tempo inteiro, avise-o que durante esse período de gestação, ele precisará se conter e guardar toda a energia para quando o pequeno estiver entre vocês. Afinal de contas, um susto ou alguma brincadeira que possa levar a fortes emoções são situações que podem causar situações de sério risco e preocupação, principalmente nos quatro primeiros meses de gestação.

Quais exercícios eu posso praticar durante minha gravidez?

Os exercícios físicos que podem ser praticados devem conter o mínimo de esforço possível da gestante.

Exercícios que incluem barras pesadas, pulos, corridas, levantamento de peso ou qualquer outro que necessite de um esforço intenso do corpo não se encontram nesta lista. Procure praticar os exercícios que tenha movimentos mais suaves e lentos, que use somente seu corpo te proporcionando uma boa sensação enquanto alonga seus músculos e membros.

Dois exercícios muito bons para as gestantes são yoga e pilates. Esses exercícios trabalham muito com os membros ao mesmo tempo que se focam no bem-estar astral, na saúde da alma e do espirito. Você vai trabalhar com movimentos leves e demorados, precisará se alongar e permanecer por um tempo em determinada posição. Caso você não conseguir ou perceber que sua barriga te impede de fazer alguma das etapas do exercício, não tem problema nenhum conversar com o instrutor e esperar sentada para o próximo exercício. Não se esqueça que você está carregando um pequeno ser dentro de você, então é normal sentir maior cansaço e não conseguir realizar certas posições durante os exercícios.

Se caso você for aquela mãe que ama uma água e não perder a oportunidade de estar nadando ou relaxando em uma piscina, a hidroginástica é a melhor opção para você. Além de ser um exercício aquático, ela engloba várias posições e gestos que ajudam muito a liberar os líquidos retidos nas pernas e tornozelos, alivia dores nas costas e no quadril, dá uma sensação de leveza te permitindo ousar um pouco mais e fazer movimentos com mais facilidade.

Quais tipos de dieta eu posso seguir durante minha gestação?

As dietas precisam ser indicadas pelo seu nutricionista e obstetra, pois há muitas dietas que você não poderá realizar durante a gestação por conta de longo período de pausa entre os alimentos ou apenas um tipo de nutriente pode ser ingerido.

Como o bebê ainda está em formação no útero, você perder muitas vitaminas e nutriente para o melhor desenvolvimento do seu filho, então você precisa de uma dieta que possa repor rapidamente tudo que você está perdendo durante sua gravidez.

Basicamente, uma das dietas mais indicadas é o equilibro de todos os nutrientes (vitaminas, minerais, ferro, carboidrato, proteínas, zinco, etc.) dentro da alimentação.

Toda gestação necessita de vitamina C para o hormônio HCG manter seu nível estável. Frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, morango, cereja, kiwi, toranja, acerola e tangerina são ricos nessa vitamina e em ácido fólico, outro nutriente muito essencial para a saúde do bebê.

As verduras e legumes que podem ser incluídos na sua dieta também precisam ser cheios de vitaminas. Se não quiser lotar sua alimentação de verduras e legumes ou simplesmente não gostar muito do sabor deles, das verduras inclua pelo menos a couve, brócolis e espinafre. Essas três verduras possuem grande quantidade de ferro e vitamina B, nutrientes muito importantes para o desenvolvimento do bebê.

No caso dos legumes, podem investir em cenouras, batatas, tomate, berinjela e beterraba. Esses legumes são muito essenciais pelo fato de possuir vitamina D e E, ferro e muitos outros nutrientes importantes.

Carboidratos e proteínas podem ser incluídos na dieta, só tomar cuidado para não exagerar no consumo.

As carnes são ricas em proteínas, e dê uma atenção um pouco maior para os peixes, eles são fontes de Ômega 3, um ótimo agente para um bom desenvolvimento cerebral do bebê.

E se caso for vegetariano, o ovo é a principal fonte de proteína e um dos alimentos mais saudáveis do mundo!

Beber muita água é sem dúvidas uma das maiores exigências dos nutricionistas para todos, principalmente para as gestantes. Tomar pelo menos 2 litros de agua por dia ajuda muito a manter o corpo saudável e a se livrar de toxinas.

As viagens são permitidas durante minha gestação?

Sem sombra de dúvidas! Sair da correria do dia-a-dia, ir para um local onde você se sente bem e o ar se renova em seus pulmões é claramente uma obrigação que toda gravida deve cumprir pelo menos uma vez durante sua gestação.

Novos ares e novas energias são duas coisas muito importantes para o bem-estar da gestante. Quando se submete a novas experiências, o corpo responde com boas energias e com a liberação da serotonina, trazendo aquela sensação de leveza, paz e calma para a alma e corpo.

Então, não pense duas vezes quando surgir oportunidade para ir para o litoral ou algum lugar que tenha área verde e um clima muito agradável, mamãe.

WhatsApp chat