Donas de casa, Gestação e Seus Cuidados

A gravidez é um momento da vida da mulher onde ela ganha a oportunidade de gerar uma vida durante nova meses dentro da sua barriga e ser responsável por esse ser até o mesmo conseguir criar sua própria independência e seguir seu caminho sozinho.

Por ser um período muito delicado, a gravidez requer alguns cuidados muito importantes para manter a vida do bebê saudável e a sua também, precisa redobrar a atenção e ser atenta em todos seus gestos e atos do dia-a-dia a partir do primeiro dia da descoberta.

Nós já citamos em um dos posts que o embrião é como se fosse um corpo estranho dentro das mulheres, então o sistema de defesa irá fazer de tudo para tentar tirá-lo do seu corpo por achar que sua presença não é positiva. E sabemos como a vida de uma mulher é muito corrida, principalmente quando se tem um parceiro e uma casa sobre sua responsabilidade, e, futuramente, um pequeno ser que dependerá 100% da sua disponibilidade até conseguir se virar por si só.

As donas de casa precisam de maiores orientações durante a gravidez, principalmente pelo fato de fazerem serviços que podem ser considerados intensos e perigosos durante a gravidez como um agachamento mais exagerado ou rápido, precisar subir em alguma cadeira para limpar determinado local ou simplesmente mexer com produtos químicos para dar uma boa higiene na casa inteira.

Quais novos hábitos devo adquirir na minha rotina doméstica durante minha gravidez?

Quando a casa precisa daquela bela faxina, você não deve pegar leve nos seus esforços para deixar cada parte bem limpa, organizada e cheirosa. Talvez precise esforçar seu corpo para se esticar, abaixar ou até segurar algum tipo de balde cheio de água ou qualquer outro objeto que precise das suas forças para carregar.

No período da gestação, infelizmente esses esforços extremo vão precisar ficar de lado por um bom tempo, principalmente nos três primeiros meses de gestação.

Como o corpo ainda está em fase de costume com o feto, tudo dentro de você ainda está em fase de mudança e o feto acaba não ficando tão seguro assim de riscos de abortos e contrações prematuras. Quando faz algum tipo de esforço que costumava fazer no período gestacional, o corpo automaticamente vai se enrijecer para te proporcionar uma melhor firmeza no momento de limpar ou pegar algo, e se você parar para perceber quais partes mais se enrijecem durante seus esforços o pé da barriga está entre elas.

Como o pé da barriga se contrai para dar mais firmeza ao corpo, isso acaba causando uma pequena pressão nada agradável aos órgãos inferiores (útero, bexiga, rins e intestino) o que pode dar a entender para o útero que você está se esforçando muito para algo, ocorrendo o tão famoso aborto espontâneo por indiretamente localizar uma pressão concentrada naquela região.

Portanto, até que seu bebê alcance o tamanho de um abacate, a partir da 16ª semana de gestação, todo cuidado é pouco para se ter um bom início de gravidez, e mesmo após essa semana onde o bebê já está de um tamanho bom e o grande risco de um suposto aborto está fora de perigo, é necessário continuar tomando cuidados em cada momento do seu dia.

O que posso fazer para limpar áreas altas sem precisar subir em cadeiras ou bancos?

As opções para substituir esses auxiliares são mais leves, fáceis e práticas para você realizar as tarefas que precisam um pouco mais de altura. Sabe aquele rodo ou aquela vassoura que nós só usamos para dar um trato no chão e deixamos de canto? Pegue eles e coloque um pano quase seco, mas ainda úmido com água e o produto da sua preferência, e passe nos locais onde tem poeira localizada ou alguma manchinha que estiver te incomodando. Os esforços vão ser poupados e você vai ver como a limpeza será bem rápida.

Se você tiver um aspirador que tenha um cano longo e consiga chegar nos pontos altos da sua casa, melhor ainda. Além de só precisar do aparelho para fazer o trabalho, você não vai precisar passar pano molhado no local para dar acabamento.

Outra dica é chamar o parceiro para te auxiliar nessa parte. Imagino que ele seja um pouco mais alto, então vai ser mais fácil alcançar o ponto maior da casa.

Quais produtos químicos eu posso utilizar para limpar minha casa durante a gravidez?

Ao contrário da forma que você limpava sua casa antes, agora o cuidado com os produtos que utiliza precisa ser redobrado.

Como a gravidez traz muitas mudanças no corpo e na saúde, você vai acabar sentindo mais dificuldade para respirar, cansaços e fadigas constantes durante seus dias, se utilizar um produto mais forte ou que possui muito cloro, por exemplo, pode ter certeza que o mal-estar vai chegar e você pode correr o risco até de ir para o hospital por não conseguir encontrar oxigênio o suficiente. E como pensamos sempre em você e no seu bebê, vamos te orientar sobre o uso dos produtos e como você deve usá-los para não prejudicar a sua saúde a do bebê.

Na realidade, não existe nenhum estudo ou artigo que fale exatamente o lado negativo dos produtos para gestante, mas pela pouca experiência que temos ao utilizar s produtos durante nosso dia já dá para perceber que alguns possuem substâncias e cheiros fortes.

Tente evitar produtos que contenha uma quantidade exagerada de álcool e cloro, essas químicas são muito prejudiciais a respiração e aos pulmões, pode provocar o fechamento das vias respiratórias e entupimento das narinas, o que gera um desconforto muito grande e pode causar várias alterações nos órgãos internos por insuficiência respiratória.

Produtos que contém elementos corrosivos e que possuem um odor muito forte precisam ser descartados durante sua gestação. Esses produtos possuem componentes químicos extremamente perigosos e prejudiciais para o desenvolvimento do seu bebê, componentes estes com o nome de Hidróxido de Sódio e Cloreto de Sódio.

Procure por produtos que sejam um pouco mais fracos sem perder seu objetivo, que tenha um perfume mais suave e não seja prejudicial ao ponto de te fazer passar mal durante alguma tarefa que for fazer.

O que pode me ajudar a relaxar o corpo no final do dia?

Donas de casa não cuidam apenas da limpeza e organização, elas são mulheres ativas e que sempre estão fazendo alguma coisa; seja limpando, cozinhando, passando, elas nunca param.

E no final do dia, a consequência da rotina e dos esforços acabam resultando em dores musculares e até um cansaço excessivo, ainda mais quando você se torna a casa de um novo ser e precisa carregar aquela enorme barriga para todos os cantos. Quando junta todas essas situações, não existe coluna e corpo que aguente.

O descanso é realmente merecido no fim do dia, e para você poder aproveitar melhor esse momento de paz e tranquilidade, invista em itens que vão te proporcionar mais conforto e te trarão aquela sensação tão gostosa de satisfação.

O que sempre indicamos para as mamães são encostos e travesseiros transversais. Esses tipos de acessórios são maravilhosos para dar aquele alivio na coluna e diminuir aquela pressão entre a virilha que surge de repente.

O encosto almofadado é perfeito para você manter a coluna em uma postura confortável ao mesmo tempo que desfruta de uma boa série ou novela, e é possível perceber que a respiração se torna mais límpida ao uso do encontro.  E sobre o travesseiro transversal, ele pode ser encontrado no modelo reto ou comprido; ambos os dois servem para a grávida entrelaçar as pernas neles e sentir um alivio muito bom entre as pernas, diminuindo aquela pressão chata que o peso da barriga acaba causando na virilha e períneo.

WhatsApp chat