Puerpério: Tudo que Você precisa Saber

O puerpério nada mais é que o período pós-parto, após o nascimento do seu bebê, e nele há muitos detalhes que as pessoas não costumam falar para as futuras mamães e acaba assustando as mesmas quando começam a sentir os sintomas do período.

Algumas mães ainda não sabem sobre essa nova nomenclatura, o que nada mais é que apenas um nome mais moderno para o período pós-parto. E como nós sempre nos preocupamos com o bem-estar de todas as mamães, vamos aqui trazer alguns pontos muito importantes que você precisa saber sobre essa fase da maternidade para que você lide com mais tranquilidade e saiba o que fazer quando cada situação te atingir.

Ah! Vale lembrar que alguns sintomas e situações podem variar de organismo para organismo, então não podemos dar certeza que tudo que citarmos realmente vai ocorrer com todas as mamães, ok!

Agora que já informamos sobre o nosso conteúdo. Vamos saber um pouco mais sobre esse período tão interessante e desafiador da maternidade!

Quanto tempo de duração tem o puerpério?

O puerpério costuma durar de 30 a 45 dias dependendo do organismo da mãe. Esse período também pode levar o nome de quarentena materna ou resguardo, onde o corpo da mãe está em um processo de “reconstrução” e um momento único e muito importante para criar um vinculo entre mãe e bebê .

Nesse período, a mãe fica com o bebê em casa dedicando seu tempo para sua recuperação e para o mais novo membro da família, sempre atenta a qualquer sinal de desconforto ou fome que o pequeno dar. Além desse início de vinculo, os órgãos começam a tomar seus devidos lugares após o útero ser desocupado e começar a voltar ao seu tamanho natural, por isso é muito importante que você não faça esforços ou qualquer outro tipo de ato que possa forçar ou exigir que você estique seu corpo.

Quais são as fases do puerpério?

Assim como a gravidez, o puerpério também passa por etapas as quais precisam de certa atenção,

Após o parto, o inicio do puerpério pode resultar em um sangramento de 30 dias. É muito comum esse sangramento ser semelhante a menstruação logo nos 10 primeiros dias, pois é um período onde o interior do seu corpo está voltando a sua matriz natural.

Depois da segunda semana, o fluxo sanguíneo diminui e a cor costuma ser semelhante à de borra de café com o fundo rosado e quantidade muito menor do que dos 10 primeiros dias.

É muito importante lembrar que durante esse período de sangramento, o qual cientificamente nomeamos como Ióquio, algumas alterações no sistema imunologico não são comuns, como:

  •  Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Pequena hemorragia;
  • Odor forte;
  • Dores abdominais.

Se caso você sentir algum desses sintomas ou passar por algum desses processos, n]ao pense duas vezes antes de consultar um médico para saber o que está ocorrendo, pois se não tomar cuidado pode virar uma infecção por causa de males cuidados ou fatos naturais do corpo como rejeição ou não conseguir se dar muito bem o período hormonal.

A minha vida sexual no período do puerpério precisa ser mudada? A fertilidade muda?

Ser mudada totalmente, sua vida sexual não precisará passar por esse processo. Apesar de ser um momento muito cuidadoso e delicado, você pode sim ter sua vida intima, porém, tomar um pouco mais de cuidado e atenção no momento do ato, pois você está em fase de recuperação e dentro do seu corpo não está 100% recuperado ainda.

E sobre a fertilidade, ela passa por mudanças sim. Como o período de “descanso” é mais de um mês, a fertilidade abaixa durante esse período, voltando só após a sexta semana de puerpério. Porém, como já citamos logo no início do nosso artigo, não é uma certeza geral, cada organismo age diferente do outro.

Outro detalhe importante, seu corpo está em fase de cicatrização, precisa de um cuidado maior para que nada venha interferir nesse processo e causar acidentes e situações complicadas.

Portanto, todo cuidado é pouco, mamãe!

Quais alimentos devo evitar o período do puerpério?

Para se ter uma boa recuperação, poder produzir leite para seu bebê e ter uma boa cicatrização no período do puerpério, é preciso que você adote uma nova dieta que vai te ajudar a lidar melhor com esse período:

-Cortar alimentos processados;

-Cortar alimentos gordurosos;

-Manter dieta rica em fibras;

-Frutas e legumes devem fazer parte dessa dieta;

-Proteínas devem ser ingeridas, com preferência às carnes magras;

-Evite doces;

-Não consuma bebidas alcoólicas;

-Beber dois litros ou mais de água durante o dia.

Ter uma boa dieta colabora bastante para a melhor recuperação e cicatrização, sem contar que os líquidos vão ajudar muito na produção do seu leite.

E como funciona a amamentação no período do puerpério?

Aproveitando que tocamos no assunto, vamos falar sobre a amamentação durante esse período.

Como o leite materno costuma surgir nas primeiras 24 horas ou em até 72 horas após o nascimento do bebê, é importante que você fique atenta sobre a temperatura da mama e um leve desconforto que surgir.

Se caso você não produzir muito leite materno após o nascimento, coma alimentos que são ricos em vitaminas e beba muitos líquidos como leites de soja, sucos naturais, água e água de coco que auxilia na produção do leite durante a amamentação.

Felizmente, não há nenhuma restrição para amamentação durante o período do puerpério, você poderá amamentar seu pequeno tranquilamente e sem ter qualquer tipo de preocupação.

Como fica o emocional durante esse periodo?

Esse assunto é algo muito perguntado após o nascimento dos bebês. Como é uma missão nova, algo que nunca ocorreu ou e, a maternidade não vem com nenhum manual, certo? Por isso, o emocional acaba sendo derrubado e atingido de uma maneira muito forte, mas que pode ser controlada com exercícios de recuperação e pensamentos positivos.

O sentimento do abandono é algo muito comum sentir, o bebê vai precisar de você 100% todos os dias, as 24 horas do dia, então você acaba se afastando de quem você mais ama e aquela atenção toda que você dava para o parceiro infelizmente é necessário cessar um pouco.

Por esse motivo, é muito importante que todas essas pessoas que estão na sua volta, principalmente seu companheiro sejam o mais pacientes e tentam ser o mais presente possível para você, sempre te ajudandono que for preciso e te dando palavras de conforto e animo.

WhatsApp chat