Quando saber a hora certa para o desfralde?

Desfraldar a criança realmente é um grande sufoco que todos os papais e mamães passam durante o terceiro ano de vida do pequeno, não é verdade? Tem que ter muita paciência e calma para lidar com os xixis feitos em lugares inadequados como o chão ou até mesmo o tapete da sua sala, e lamento informar que a máquina de lavar ou seu tanquinho serão seus melhores amigos durante um bom tempo!

É muito cansativo quando você chega nessa fase do desenvolvimento do seu pequeno, pois requer muita paciência e calma até que ele comece a compreender onde poderá ou não fazer suas necessidades e ter total controle da sua uretra e do ânus para conseguir segurar até chegar no banheiro ou no peniquinho.

Apesar desse cansaço todo, a felicidade de saber que seu pequeno está crescendo e que ele conseguiu compreender onde deve fazer suas necessidades dando um novo passo no seu desenvolvimento, é muito grande! Mas, você já se perguntou quando você deve começar o desfralde do seu pequeno?

A resposta você vai encontrar lendo os próximos tópicos com algumas dúvidas muito frequentes referente a essa etapa da vida dos bebês.

É preciso ter pressa para iniciar o desfralde no menino?

A primeira coisa que você não deve ter jamais é pressa com o seu pequeno. Por mais que a ansiedade seja grande de se ver livre daquele monte de fraldas e mais fraldas, cada bebê possui determinado desenvolvimento e evolução, alguns conseguindo se desenvolver com mais facilidade e outros precisando de um pouco mais de tempo. Então, não se preocupe se seu bebê não anda ou não faz algo que o bebê de alguma colega já faz, mesmo ambos tendo o mesmo tempo de vida.

Você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com o desfralde?

Pois bem, a questão de cada bebê ter sua própria evolução é o principal fator que levará ao desfralde. Não adianta, se você não tiver paciência, não respeitar o tempo do bebê e não souber lidar com a fase chata do desfralde, o bebê nunca vai conseguir ter o autocontrole correto para poder segurar suas necessidades até chegar no banheiro ou peniquinho.

E lembre-se, a pressa é a inimiga da perfeição. Portanto, respire e se acalme, não dê um passo maior do que suas próprias pernas mamãe, dê o tempo que for necessário para que seu bebê chegue no momento o desfralde no tempo certo, e você vai poder dar tchau para todas as fraldas que estiverem em sua casa. Melhor! Dou-a aquelas que ainda estiverem nos pacotes ou não forem usadas, garanto você vai fazer o dia de uma outra mãezinha muito feliz.

Com qual idade o desfralde pode ser iniciado?

Geralmente, os bebês começam a dar indícios do desfralde a partir do segundo aninho de vida até o terceiro ano. Os principais pontos do desfralde é quando o bebê começa a se sentir incomodado com a fralda, começa a nadar com as perninhas mais abertas ou tenta tirar a fralda enquanto anda, se você perceber esses sinais ele já está pronto para iniciar o abandono de sua companheira desde o nascimento.

Mas, como já falamos antes, o desfralde pode iniciar mais cedo ou mais tarde dependendo do tempo de cada bebê. Alguns podem ser antes dos dois aninhos ou depois dos três, cada um tendo seu momento certo conforme sua evolução.

Por que iniciar o desfralde a partir do segundo ano do bebê?

Por mais que cada bebê leve seu determinado tempo para o desfralde natural, se caso você quiser treiná-lo antes do tempo, a partir do segundo ano de vida é um bom momento pelo fato do desenvolvimento do seu menino estar amadurecendo e ele já estar começando a diferenciar o sim e o não.

 Se você tirar a fralda e ele urinar no chão ou na cama e você repreender explicando que ali não é lugar de fazer xixi e que deve pedir para usar o banheiro, eles vão compreender da maneira deles, mas já vão associar uma coisa com a outra, da mesma forma funciona quando você comemorar quando ele pedir para fazer xixi ou ele mesmo já se direcionar ao banheiro como um lugar certo para fazer as necessidades.

Por essa razão nós aconselhamos que você aguarde o segundo ano do seu filho para iniciar essa nova etapa!

O menino pode dar sinais do desfralde natural?

Sim! Inclusive, citamos esse detalhe em um dos tópicos anteriores, mas podemos explicar com maior clareza sobre esse assunto.

O desfralde natural nada mais é quando seu pequeno não se sente mais confortável com a fralda e sempre arruma uma forma de tirar do seu corpo, pode ser através de puxões ou pedindo sua ajuda com resmungos ou até mesmo o choro. E nesse período, não se surpreenda se por seu menino no berço com fralda e vê-lo totalmente peladinho e com a fralda lá do outro lado, ok? É algo comum quando o desfralde natural começa a surgir.

Geralmente, esse desfralde ocorre quando os bebês começam a desenvolver a associação das coisas, ou seja, seu entendimento começa a amadurecer. Isso pode acontecer dele observar você ir no banheiro sempre, perceber que você não usa fralda, e até correr o risco de te acompanhar durante seu momento de alivio e querer dar o famoso “tchauzinho” para o cocô ou o xixi que você fez. Quem disse que ser mão é moleza?!

Depois dele compreender que você faz xixi e cocô no banheiro, ele vai querer imitar você e começar a querer ir aos banheiros mesmo já tendo feito suas necessidades na fraldinha antes, afinal de contas, você sempre será o reflexo para seus pequenos, lembre-se bem disso quando for realizar todas as suas ações se estiver próximo dele, mamãe.

Após o desfralde, posso continuar deixando meu pequeno de fralda durante a noite?

A fralda no período noturno é algo essencial quando você não se sentir totalmente segura e ter medo do seu pequeno acabar fazendo xixi enquanto dorme por ainda não ter total controle da sua uretra para impedir o liquido de sair. Mas se você perceber que não há necessidade, seu pequeno já conseguiu passar mais de duas noites sequinho e sem sinais de vazamento de xixi, pode dar um adeus para a companheira de momentos “íntimos” do seu pequeno.

A opção de deixar ou não é totalmente de livre escolha sua, ok? Se quiser permanecer deixando a fralda no seu pequeno mesmo ele já sabendo segurar o xixi e não o fazer na cama enquanto dorme, apenas por precaução de algum sonho “suspeito” que seu pequeno possa ter como os famosos sonhos de ir ao banheiro, fique totalmente à vontade! Afinal de contas, aqui nós damos muitas dicas e conselhos para vocês, mas quem decide o que é melhor para o pequeno é você!

O momento do desfralde é agora!

Depois de todas essas informações e dicas incríveis, não há desculpas para não realizar o desfralde quando chegar o momento certo! Siga todas as nossas orientações e com muita paciência e cautela você vai conseguir se livrar de todas essas fraldas rapidinho, que tanto te deixam de cabelos em pé, mamãe.

WhatsApp chat