Todos nós sabemos que crianças são seres muito ativos e curiosos, sempre gostam de estar descobrindo coisas novas e de brincar com tudo que vê pela frente. Porém, quando são recém-nascidos essa curiosidade e interesse pelas coisas ao redor ainda não é despertada pelo fato de serem ainda muito pequenos e estarem fase de desenvolvimento ainda.
E por falar em desenvolvimento, com certeza o recém-chegado a este mundo vai receber muitos mimos e brinquedos para colaborar com sua evolução e melhor desenvolvimento, mas nem sempre todos os itens são os adequados para esse objetivo.
Os recém-nascidos ainda não tem a noção que crianças de um ano para frente possuem, sua visão sobre o mundo é ainda muito pequena e sua consciência ainda não está totalmente desenvolvida. Para ajudar a torna-lo ainda mais espertinho e agradá-lo, acompanhe as dicas que separamos para que seu pequeno possa se divertir mesmo ainda sendo muito pequenininho.
Indice
Quais tipos de brinquedos posso dar para um recém-nascido?
Como já citamos, os recém-nascidos ainda não podem brincar da mesma forma que os bebês de um ano para cima brincam, assim como também possuem uma sensibilidade bem maior e precisem de maior cuidado na maior parte do tempo.
O desenvolvimento do pequeno permanece a todo vapor mesmo após seu nascimento, produzindo células e mais células par a melhor evolução do bebê, E para colaborar com isso, por que não comprar um brinquedo que colabora com o desenvolvimento?
Invista em bonequinhos de pano com cores bem atrativas que possam chamar a atenção do pequeno, com detalhes em pelúcia e alguns tecidos em fita para permitir que o bebê sinta as diferentes texturas e já vá se acostumando com aquela nova sensação entre seus dedinhos, descobrindo seu tato e explorando o boneco com apalpadas leves e ansiosas. Mordedores com elevações sutis e com formas que permitem que o bebê estimule seu ato de segurar as coisas enquanto leva o objeto até sua boca para melhor sentir sua textura e se familiarizar melhor com ela.
Os mobiles coloridos e com funções animadas também são ótimas opções. Por mais que os pequenos não tenham uma visão muito nítida nos seus primeiros dias de vida e possam passar a maior parte dormindo, quando eles estão acordados com certeza ficam olhando curiosamente ao seu redor observando cada detalhe com interesse, o mobile colorido com certeza vai ajudar no estimulo da visão do pequeno por ele focar nas cores e nas luzes acima de si e tentar entender o que aquele tanto de coisa colorida é. Por mais eles não consigam esboçar reações ainda, eu tenho certeza que vai ser um brinquedo de imenso interesse par ao recém-chegado.
Quais materiais os brinquedos devem conter?
Chegamos a um assunto muito interessante e importante, o material dos brinquedos.
Claramente você não entregar um brinquedo duro ou de material rígido que possa provocar algum machucado ou acidentes para o pequeno, mas até os que são apropriados para eles podem ser de risco.
Preste atenção nos brinquedos que são voltados para o público infantil, principalmente para os que são confeccionados especialmente para os primeiros meses de vida do pequeno. Seu material deve ser de borracha ou pano, sem bordas muito salientes ou que possam cortar os lados da boca do pequeno se caso ele morder o brinquedo, precisa ser de bordas arredondadas e sem pontas, algo que seja totalmente seguro para o bebê.
Materiais muito rígidos como plástico ou acrílico estão fora da lista de opções de brinquedos, principalmente se for com os fundos ocos ou com alguma saliência fina como formas geométricas, por exemplo.
Os brinquedos de algodão e pano são os mais aconselháveis a se dar para um recém-nascido, confeccionados de uma maneira que não vai causar danos ou acidentes de maneira alguma no seu pequeno. Pode ser forma de estrela, lua, animais, nenhuma dessas formas serão de risco para o pequeno.
Além de brinquedos, qual outro presente posso dar para um recém-nascido?
Algo que vai deixar principalmente as mamães do recém-nascido ainda mais alegres são conjuntinhos de roupas, macacões, sapatinhos, meinhas, luvinhas, gorrinhos, essas peças vão ser de muita felicidade e alegria.
E como os recém-nascidos ainda não possuem muita disponibilidade para poder brincar com muitos brinquedos, fizemos uma lista de outras opções que podem ser ótimas para você presenteá-lo:
– Fraldas descartáveis. Pode ter certeza que esse item vai ser de extrema importância e utilização enorme nos pequenos;
– Itens de higiene (shampoo, condicionador, sabonete líquido glicerinado, algodão, cotonete, perfuminho, hidratante, talco, pomada para assadura);
– Bichos de pelúcias;
– Enxoval decorativo;
– Mamadeiras e chupetas;
– Acessórios para cabeça;
– Naninhas;
– Luminarias;
– Quadros decorativos com o nome do bebê;
– Babadores ou bandanas.
Itens de decoração e acessórios para o quartinho do pequeno também são presentes muito especiais e que com certeza vão deixar a mamãe muito feliz.
O que não dar para um recém-nascido?
De maneira nenhuma dê flores como presente para um recém-nascido. O pólen causa séries irritações e alergias, podendo causar sérias complicações respiratórias no pequeno e acabar deixando esse com dificuldade para respirar por conta de coriza e incomodo nasal. Portanto, descarte essa opção da sua lista.
Outro detalhe muito importante: descarte os micros brinquedos ou objetos pequenos que podem ser facilmente engolidos pelos bebês. Como a curiosidade sempre é maior e os bebês não têm noção do perigo, eles podem pôr o objeto facilmente na boca e ele ir para a garganta provocando sufocamento e até engasgo, e isso é algo que não queremos que aconteça nem por brincadeira!
Portanto, opte sempre pelos mordedores maiores e itens para o bebê e para a decoração também, eles não darão risco nenhum par a avida do pequeno.
Seja criativa: faça o presente!
Uma dica muito bacana que não poderíamos deixar de registrar nesse artigo, se você tiver o dom de confecção e conseguir facilmente fazer bonecos ou brinquedos caseiros, esse é o momento para surpreender a mamãe com sua criatividade e talento!
Faça bonequinhos de panos que lembre o pequeno, com cores e detalhe sutis e lindos que vão combinar muito com a decoração do quarto. As naninhas são ótimas opções e muito fáceis de se produzir, podendo ser confeccionadas com o maior número de detalhes ou apenas com confecções simples e com muito amor.
Se você souber bordar, tenho certeza que um paninho bordado com o nome do bebê enfeitado em um porta-retratos delicado e fofo vai deixar os olhos da mamãe brilhando e um sorriso enorme no rosto!
Então, deixe sua criatividade fluir e a imaginação comandar suas mãos nesse momento!