NOMES DE BEBÊS 2021

MAIS DE 30 INSPIRAÇÕES PARA O NOME DE SEU FILHO(A)

Cada gestação traz uma sensação diferente na vida de uma mãe e escolher o nome do bebê pode ser um desafio grande, afinal é o nome que seu filho irá carregar para o resto da vida. 

Há pessoas que já decidem o nome de seus filhos até antes de engravidar. Há quem espera ver o bebê para escolher o nome. Tudo é correto e valido, não existe certo ou errado. O importante é sentir que o nome escolhido vem com uma carga de energia positiva para o bebê que está chegando ao mundo.

Existem pais que querem colocar nomes mais comuns e também aqueles que optam por nomes diferentes, exclusivos e únicos para o seu bebê. 

Há muitas inspirações que podem ser seguidas, seja por numerologia, seja por homenagear avós e pais, personagens bíblicos, de filmes, o que importa é que os pais gostem e aprovem o nome escolhido para seu bebê.

Vejas mais de 30 nomes que são tendência em 2021, e seus significados:

Nome de Bebês meninas:

  • Agnes: pura, casta, dócil como um cordeiro. Surgiu a partir do latim Agnes, que tem origem no grego hagnes, que quer dizer literalmente “pura, casta”. Trata-se de um nome bonito e que carrega consigo as qualidades de inocência e pureza. Entre os séculos XII e XVI na Inglaterra, foi um dos nomes mais populares, muito comum também entre os cristãos. Foi confundido inicialmente, neste país, como uma variante de Ana, em razão da pronúncia das versões inglesas do nome Ana ser muito próxima com a de Agnes.

  • Ana: graciosa. Predispõe a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor. Do hebreu “cheia de graça”, “que tem compaixão, clemência”.

  • Olívia: surgiu a partir do latim “oliva” que significa “azeitona “, fruto tradicional da região mediterrânea que remete a “oliveira”, árvore da família das oleáceas. Inicialmente adotado como um sobrenome toponímico de origem inglesa, doado aos habitantes regiões ao sul da Espanha, que eram referência no cultivo das azeitonas como é o caso da Andaluzia.

  • Taís: O nome Taís vem do original grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”. O nome grego Thais foi traduzido para o latim na forma de Vita Thaisis.

  • Chloe: erva esverdeada, folhagem nova. Esse era um dos nomes mais escolhidos para as meninas na Grécia antiga. Chloe é a versão inglesa e em latim de Cloé, proveniente do grego chloé, que quer dizer “florescendo”, “fertilidade”. A raiz deste nome está calcada a partir de uma palavra da língua protoindo-europeia para a cor verde e amarelo. Desta forma, o nome tem por extensão os significados de “erva esverdeada, folhagem nova” ou, ainda, “broto verde”. O nome Chloé também está associado à deusa da mitologia grega Deméter, em virtude do seu atributo de “deusa da vegetação”.

  • Mia: estrela do mar. Mulher inteligente e conselheira. Aquela que não desiste com facilidade. Pesquisas apontam que o nome Mia possui muitas origens, uma delas é o inglês. Nessa língua o termo remete a uma variante de Michaela e essa, por sua vez, vem de Michael cujo significado é “quem é como Deus?”.

  • Helena: Significa “a reluzente”, “a resplandecente”. É um nome feminino que tem origem com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente ou a resplandecente”.

  • Lina: da lagoa, corda de instrumento musical, ternura. É um nome com vários possíveis étimos. Pode ser um diminutivo dos nomes terminados em lina, como Angelina, Adelina ou Carolina. Quanto a origem do nome, temos quatro teorias, sendo todas elas perfeitamente válidas: 1) provém do árabe e significa ou palmeira ou ternura; 2) provém do sânscrito e significa absorvida, unida; 3) provém do grego linon e significa linho; 4) é um nome próprio que começou por ser um diminutivo de todos os nomes terminados em –lina! Lina pode ter qualquer uma destas origens.

  • Laís: Pessoas com essa denominação costumam ser otimistas, descontraídas e conseguem tudo o que querem com seu carisma característico. O nome tem origem hebraica e deriva de “Laith” ou “Laish” e significa “a leoa”.  O termo provém do antigo nome Dan, uma cidade chamada “Cananéia”, localizada no norte da Palestina. A denominação chegou ao português por meio da palavra, em latim, “Laidis”. Também possui um significado distinto, que se originou a partir do grego. Nessa cultura, significa “a democrática” ou “a popular”, “mulher que tem popularidade”.

  • Eloah: do hebraico Elohim, que significa Deus. Este nome também possui a versão em aramaico Eláh, além do siríaco Allahá e árabe Iláh. Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo um significado forte. Ele decorre da aproximação com o sublime, com o ser divino e onipotente, Deus.

  • Kendra: Significa “bela”; “nascida do fogo”; “saudável”, “forte”; “poder real”; “poder corajoso”; “heroína principal” ou “filha do governante da casa”, “filha do que manda em casa”, “filha do príncipe do lar”.

  • Eva: O nome Eva tem origem a partir do hebraico Hawwá, Havah, derivado da raiz hawá, que quer dizer “ela viveu” e, portanto, é atribuído o significado de “a que vive”, “a vivente”.

  • Sofia: Surgiu a partir do grego sophia, que significa “sabedoria”. Pode ser traduzido também como “o Verbo” (santidade) em sua forma feminina. O significado do nome Sofia está ligado a Santa Sophia, uma mulher virtuosa mãe de três filhas nomeada por ela como Fé, Esperança e Caridade. A santa é considerada uma das mais fiéis adeptas do cristianismo, e que devido a sua fé em Jesus Cristo foi martirizada no período do reinado do Imperador Adriano. Acredita-se que a simbologia dessa nomenclatura esteja associada a uma má compreensão do termo medieval “Hagia Sophia” que quer dizer “Sabedoria sagrada”.

  • Júlia: É um nome de origem no latim e significa “a brilhante”, “aquela que brilha” ou “transmite luz”. Também é considerada como uma derivação de Jovillius, proveniente – Que provém; procedente; oriundo – de Jovis, uma clara referência a Júpiter.

  • Isabela: Significa consagrada a Deus. Isabela é uma variante do nome Isabel, que tem origem no nome hebraico Izebel, que significa “casta, pura”. Alguns estudiosos consideram que este nome tenha relação com o nome Elisabete, aparecendo como sua forma medieval. Elisabete vem do hebraico Elishebba e significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.

  • Raika: deusa do vento, adorada, linda. Esse nome tem origem e significado incertos, pode ter surgido como uma forma abreviada de nomes alemães que contêm o termo rîcja, significando “poderosa”, “forte”, “firme”.

Nome de Bebês meninos:

  • Lucca: luminoso, aquele que pertence à luz. Forma italiana de Lucas. Vem do grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Na Bíblia, é como se chama um dos doze apóstolos de Jesus.

  • Zyon: Sião em português e Tzion em hebraico possui o significado bíblico de terra prometida. Inicialmente era o nome do monte em Jerusalém no qual foi construída a cidade do rei Davi.

  • Bento: Significa “abençoado”, “bendito”, “louvado”, “aquele sobre quem se fala bem”. Bento é uma variante do nome Benedito, considerado por algumas pessoas como o diminutivo deste nome.

  • Theo: É um nome oriundo do grego e vem a partir do termo théos que significa “deus” ou ainda “Deus supremo“. Essa denominação, a princípio, era utilizada para fazer alusão aos deuses gregos.

  • Gael: Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.

  • Ryan: pequeno rei. Surgiu a partir do irlandês O’Riain, um sobrenome que deu origem a O’Ryan, e significa “descendente de Ryan”. Ryan é formado pela palavra rí, que quer dizer “rei”, mais um sufixo que indica o diminutivo, daí “reizinho” ou “pequeno rei”.

  • Oliver: árvore de olivas, bondoso. Oliver é um nome predominantemente masculino, de origem Antigo nórdico. O nome Oliver chegou ao Brasil por influência do inglês, embora exista uma versão em português do nome Oliver, que é Olivério.

  • Logan: Derivado do gaélico escocês Lagan, quer dizer “pequeno espaço oco, pouco espaço vazio”. Pode ser uma opção para os fãs de X-Men, pois é o nome do personagem Wolverine.

  • Anthony: Significa ‘valioso’, ‘de valor inestimável’, ‘digno de apreço’. Nome largamente utilizado no idioma inglês, cujo nome latino é Antonius, decorrente do grego Antónios, que significa ‘valioso’, ‘de valor inestimável’, ‘digno de apreço’. Há, ainda, estudiosos que atribuem a origem ao grego antheos, que quer dizer “alimentado de flores”. Trata-se da versão inglesa de Antônio, que tem como variante gráfica Antony (sem “H”), compartilhando, assim, do mesmo.

  • Castiel: anjo do exército do Céu, seu nome é suave, mas de forte pronunciação, significa poder de pureza, sinônimo de castidade, e lembra Castelo.

  • Dante: constante, duradouro, permanente. Vem do italiano, contração de Durante.

  • Ethan: o forte, o resistente, duradouro. Deriva do termo hebraico Eitan, e é um nome inglês. É um personagem bíblico, que aparece no Antigo Testamento das Escrituras Sagradas.

  • Edgar: Próspero, lança bem, próspero lanceiro, guardião dos bens. A origem do nome Edgar é Teutônico. Ead-gar, próspero lanceiro – Casa de armas. / Panóplia. / Cabide. / Fabricante de lanças. / Soldado com lança. Regimento de soldados com lança. / Espécie de quadrilha dançante -. Significa lanceiro guardião dos bens.

  • Igor: Significa: “o que trabalha a terra”, “agricultor” ou “guerreiro do deus Yngvi”. É uma variante russa de Jorge, que tem origem no grego Geórgios, derivado de georgós, formado pela união dos termos ge, que quer dizer “terra”, e erghon, que significa “trabalho”. Com isso, foi atribuído ao nome o sentido de “aquele que trabalha na terra” ou ”agricultor”.

  • Joshua: Forma inglesa do nome hebraico Yehoshua que significa “Deus é a salvação”, “Deus é o auxílio”. Segundo etimologistas, Joshua é a versão inglesa de Josué.

  • Miguel: significa “quem é como Deus?” Tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos Mikhayáh e El. Este nome é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. O arcanjo Miguel é mencionado como um dos principais protetores do povo e também como um líder do exército de Deus. Ele é padroeiro dos paraquedistas, paramédicos, fuzileiros navais e marinheiros. Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com São Gabriel Arcanjo e São Rafael Arcanjo.
WhatsApp chat