Desfralde – Qual a hora certa?

desfralde

Para iniciar o processo de desfralde de uma criança é necessário observar se ela esta pronta fisiológica e psicologicamente para essa etapa. 

Deixar as fraldas é um momento importante na vida do bebê e também da família, além de trazer uma economia grande, pois não terá mais que gastar com fraldas.

No artigo de hoje, separamos alguns sinais que se pode observar se o bebê está pronto para o desfralde. Confira!

desfralde

Verifique o controle dos esfíncteres

Se seu filho conseguir subir 5 ou mais degraus de uma escada sem se apoiar em nada, é sinal de que consegue controlar a esfíncter, que é uma estrutura do corpo responsável por controlar a eliminação do xixi e do cocô.

Se a fralda permanecer um bom tempo limpa, também é um sinal a se observar.

Esse controle do esfíncter é adquirido aos poucos e cada criança desenvolve no seu próprio tempo. Mas atenção se o seu filho tiver mais que 5 anos e ainda fizer xixi sem controle, aí é necessário procurar um médico para verificação. 

Incômodo com a fralda suja

Se seu filho demonstra incômodo com a fralda suja, é um bom sinal de que ele está pronto para usar uma cueca ou calcinha. 

Imitar outra pessoa na hora de ir ao banheiro

Já ouviu que a criança aprende mais pelo exemplo do que por palavras? Vendo os pais, os amiguinhos na escola, o irmão usar o vaso sanitário, a criança pode querer imitar e fazer o mesmo. 

Ficar sentado no vaso por alguns minutos

Deixar a criança sentada no peniquinho ou no vaso sanitário por um tempo requer atenção e concentração da criança. Ele pode ver um livro, ou um vídeo enquanto está sentado e se surpreender ao fazer um xixi sem querer, por exemplo. 

Dar “tchau” para o xixi e o cocô

É importante que a criança saiba nomear o xixi e o coco. Comece jogando o coco da fralda no vaso sanitário e faça com que a criança “de tchau” para o cocô para que ela comece a perceber que no vaso é o local certo. Livros infantis podem ajudar bastante nessa fase também.

Afinal, qual a idade certa para o desfralde?

Especialistas afirmam que a criança esta pronta para o desfralde diurno a partir de 1 ano e meio, porém muitas delas só estarão prontas a partir dos 3 anos. A idade é apenas um indicador, não é uma regra. 

Não se prenda a idade, fique atento sim aos sinais de comportamento, que são mais importantes.

Tirar a fralda da criança é um marco para os pais na forma de ver a independência dos filhos, e os pediatras alertam, para que eles deem atenção a maturidade da criança para tomar essa decisão. 

Para que dê certo, a criança precisa se sentir segura e tranquila para perceber que está com vontade de fazer xixi ou cocô e também calcular o tempo que precisará chegar até o banheiro. Muita dedicação e paciência por parte dos pais é necessária em todo esse processo. 

O período de calor, é o ideal para estimular as crianças a saírem da fralda, pois com o clima quente não vão se sentir incomodadas em tirar a roupa para ir ao banheiro.

Sinais de que o desfralde está próximo

Aqui trouxemos várias situações que podem indicar que o desfralde está próximo:

  • A criança faz coco em horários mais ou menos fixos 
  • Faz movimentos que indicam que esta fazendo coco, como abaixar em um canto ou se esconder debaixo da mesa
  • Fica um intervalo de três a quatro horas sem fazer xixi 
  • Faz uma grande quantidade de xixi de uma vez
  • Identifica o xixi e o coco 
  • Sabe que a ida ao banheiro está vinculada à higiene pessoal, como escovar os dentes, tomar banho, que já está acostumada na sua rotina atual 
  • Consegue ficar sentada em uma única posição por até 5 minutos 
  • Consegue abaixar e levantar sozinha a calcinha ou a cueca 
  • Gosta de se sentar no vaso sanitário, mesmo que seja para não fazer nada no momento.

Como iniciar o desfralde

Para iniciar o desfralde, seja paciente, compreensivo e principalmente tolerante aos escapes que irão acontecer. Não espere que a escola tome a iniciativa de fazer o desfralde, até porque ninguém melhor do que os pais para saber o momento dessa mudança na vida da criança. A escola pode colaborar lógico, mas a iniciativa deve partir dos pais em casa. 

Aproveite um feriado prolongado, ou um período de férias para iniciar a transação. Demora mais ou menos uma semana para que a criança se acostume com a nova rotina de pedir para ir ao banheiro. Não desista na primeira dificuldade, como já dissemos antes, os escapes irão acontecer nos primeiros dias e isso é normal. 

WhatsApp chat