Como melhorar a noite de sono dos seus filhos

Você, alguma vez, já se perguntou como melhorar a noite de sono dos seus filhos? Se sim, fica comigo até o final deste artigo que eu vou lhe mostrar como, mas antes vamos entender alguns detalhes. 

Dormir é um dos aspectos mais importantes para o crescimento,  desenvolvimento e a manutenção da saúde da criança.

Este é um hábito, não apenas relacionado à prevenção de doenças, mas também relacionado à melhora do aprendizado, do humor e da saúde mental.

Por isso, enumeramos algumas regras bem fundamentadas para que você consiga estabelecer no momento que for ajudar seu filho a ter uma noite tranquila de sono.

1. Desenvolva o hábito de dormir e acordar no mesmo horário

Em qualquer idade, é importante estabelecer um horário regular para dormir e acordar. Sempre que for possível, evite mudanças repentinas de horários, mesmo nos finais de semana.

Cochilos durante o dia, geralmente até 5 ou 6 anos de idade, devem ocorrer no início da tarde. Na adolescência, os jovens preferem dormir um pouco mais tarde, o que é super normal.

Mas isso deve ser monitorado pelos pais, a fim de evitar que eles durmam pouco e não fiquem bem durante o dia.

2. Mantenha um tempo de sono adequado

De acordo com um grande número de estudos, a American Sleep Medicine Association define o tempo de sono.

Cada faixa etária precisa disso. Levando em consideração as características individuais, os pais devem buscar seguir essas recomendações citadas, logo abaixo, para ajudar seus filhos a terem noites mais tranquilas de sono.

Mantenha o tempo de sono do seu filho próximo às recomendações abaixo – lembre-se de que isto é muito importante para a saúde de seus filhos.

É vital que o tempo de sono mais longo ocorra à noite.

  • 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono por dia, incluindo cochilos
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas de sono por dia, incluindo cochilos
  • 3 a 5 anos: dorme 10 a 13 horas por dia, incluindo cochilos
  • 6 a 12 anos: dorme 9 a 12 horas por dia
  • 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

3. Como melhorar a noite de sono dos seus filhos: Busque relaxar mais antes de ir para a cama

Poucas horas antes de ir para a cama, o ambiente em casa deve se acalmar: o ideal é evitar inquietações e brincadeiras. A vibração e o uso de telas emissoras de luz, seja um celular ou uma TV, também devem ser evitadas. Outra excelente alternativa é buscar fazer exercícios físicos 2 horas antes de dormir.

Para relaxar as crianças, além do banho, música suave, histórias e massagens também são bem-vindas.

4. Estimule a criança dormir na sua própria cama

Para que a criança tenha uma noite tranquila de sono é muito importante que ela tenha o seu próprio cantinho para dormir.  O recomendável é que os pais levem a criança para dormir na sua própria cama quando elas estiverem sonolentas assim os pequenos irão gostar cada vez mais do seu cantinho da soneca.

Além disso, é aconselhável que a criança durma no quarto dos pais pelo menos até os 6 meses de vida, mas nunca na cama.  Quando a criança é muito pequena é importante que os pais fiquem próximos para evitar eventuais problemas que possam acontecer com a criança.

5. Tome cuidado com a alimentação do seu filho

No caso das crianças de colo é comum alimentá-las pela madrugada nos primeiros meses de vida,  porém assim que a criança completa 9 meses de vida o ideal é suspender essas alimentações durante a madrugada. Geralmente o recomendável é fazer alimentos leves como um leite morno, antes de dormir.

Busque sempre evitar alimentos com muitos conservantes para o seu filho ou com muito açúcar e cafeína antes de dormir, pois prejudica bastante não só a saúde como o sono de seu filho.

6. Busque um local silencioso e agradável para a criança dormir.

Não é só os adultos que gostam de um ambiente tranquilo e silencioso para dormir.  Quando o ambiente do seu filho não está agradável e propenso para uma boa noite de sono ele pode acordar no dia seguinte irritado, cansado e estressado.

Nesse sentido, não pense duas vezes antes de preparar um ambiente aconchegante e silencioso para o seu pequeno.

6. Como melhorar a noite de sono dos seus filhos: escolha a posição que mais agrada o bebê

As crianças que estão no seu primeiro mês de vida precisam ser colocadas para dormir sempre de barriga para cima. Essa é uma das grandes orientações de diversos médicos, pois evita tragédias como a morte súbita.

Com relação às crianças mais velhas qualquer dificuldade à noite no momento de dormir deve ser comentada o quanto antes com os pais e pediatras.

Agora que você já conhece as principais dicas, vamos aprender a vestir o bebê de acordo com a temperatura ambiente

Como vestir o bebê para ter uma noite tranquila de sono?

No que você deve prestar atenção ao usar pijama em um bebê? Em primeiro lugar, a temperatura ambiente! Ouvimos falar muito sobre a temperatura ambiente ideal entre 18 e 20º C.

No entanto, esta referência é mais adequada para o clima dos países europeus. No Brasil, a temperatura ambiente fica em torno de 20 ° no inverno e em torno de 24 ° no verão.

O conselho para vestir o bebê para dormir é colocar várias camadas, ou seja, uma sobre a outra. Portanto, é muito mais fácil colocar ou remover itens com base nas mudanças de temperatura.

Para escolher a melhor combinação de acordo com o clima, você pode alterar a qualidade (mais clara ou mais grossa, como algodão ou lã) e quantidade (aumentar ou diminuir o número de camadas) das roupas.

Para verificar se o bebê está com frio ou calor, é muito comum sentir a temperatura do pescoço e não das mãos. Isso porque as pontas dos dedos costumam ser mais frias.

Tenha cuidado para não pegar resfriado ou suor no pescoço. Com o tempo, os pais poderão perceber as preferências e particularidades relacionadas ao filho e à temperatura, o que o deixará mais seguro ao vesti-lo.

Algumas dicas de como melhorar a noite de sono dos seus filhos

Algumas outras dicas podem ajudar a garantir uma boa noite de sono para crianças pequenas.

Evite cobertores e cobertores, pois a criança sentirá frio ao se mover e ao acordar, exigindo que os pais a cobram para depois adormecer.

A solução é escolher um saco de dormir, que pode proteger as crianças e evitar mudanças de temperatura. Turbulette é o nome francês desse item do dote, que ajuda os pais a controlar a temperatura corporal do bebê e a garantir que ele fique continuamente coberto e aquecido na quantidade adequada.

Conclusão:

De qualquer forma, com um pouco de atenção e criatividade, você pode melhorar as noites de sono do seu filho de forma simples e descomplicada!

Se você gostou deste artigo, não esqueça de compartilhar para os seus amigos e amigas e ajudá-los, também, no cuidado diário com seus filhos ! Abraço!

WhatsApp chat