Por que Usar Roupas Brancas no Batizado?

Quando se batiza um bebê, é aconselhável utilizar trajes em branco ou Off-White pelo fato de simbolizar a pureza e inocência e a aliança que seu bebê está fazendo com Deus, e essas tonalidades significam paz e tranquilidade, coisas que combinam perfeitamente com seu pequeno.

Porém, esse fato de usar apenas branco já não é mais uma obrigatoriedade, pois muitas coisas mudaram e novas cores foram permitidas sem sair da tonalidade clara, como o azul-bebê-, o creme, o bege, o champanhe, o rosa-claro e até mesmo o verde-água.

Algumas famílias mais tradicionais ainda mantem o branco como foco principal em suas vestimentas, mas como os tempos foram passando e a igreja mudou com ele, o uso de outras cores nas tonalidades claras foi sendo cada vez mais comum de se ver em batizados.

Por que não posso vestir roupas escuras no batismo?

Algum momento você já se perguntou isso quando a intenção de batizar seu pequeno surgiu, certo?

Pois bem, saiba que realmente as cores escuras não são nenhum pouco bem-vindas em um batizado. Motivo? As cores escuras como preto, azul-marinho ou vinho deixam o momento da cerimonia um pouco pesado, ainda mais por tudo se voltar ao seu bebê, que representa leveza e tranquilidade, algo totalmente oposto das tonalidades fortes e intensas que essas cores possuem.

Outro detalhe muito importante que devemos mencionar sobre a restrição de cores fortes, como já citado logo a cima, o ato do batismo significa uma renovação e um selo entre o bebê e Deus, algo que passa um significado de pureza e singeleza.

De fato, cores fortes não transparece leveza como os tons mais neutros e claros transparecem.

Quais tonalidades de brancos que eu posso usar no batizado do meu filho?

Poucas pessoas sabem, mas o branco também possui tonalidades como as demais cores. Ou seja, se você não gosta do tradicional há tons diferenciados que podem agradar o seu gosto.

As tonalidades podem variar de acordo com a intensidade e vibração do branco.

Por exemplo, se você procura um branco com o fundo levemente escuro, você pode optar pelo branco-acinzentado ou então, se for o caso de procurar algo com o fundo mais puxado para o amarelado sem sair do branco, tem a opção do branco-pérola quase semelhante ao bege, com um tom a menos de diferença; já se preferir o branco-gelo, ele terá um fundo azulado bem discreto, mas que pode ser diferenciado facilmente do branco puro.

Bacana, né!

Quais cores usar se eu não gostar de branco?

Se você for aquele tipo de mamãe que não se identifica com tonalidades claras ou quase sem cor alguma, fique tranquila. Como já citado lá em cima do nosso artigo, você pode opinar por outras cores desde que elas tenham uma tonalidade clara ou pastel, como o rosa-claro, pêssego, azul-bebê, amarelo-claro, assim por diante.

E se caso você não sentir confortável em vestir alguma peça pura e somente com determinada cor, pode sim escolher alguma outra peça que tenha detalhes e estampas, sem se esquecer de prestar a atenção se aqueles detalhes não são muito chamativos ou exagerados para a ocasião.

Depois de todas essas dicas, você já pode ir pensando na melhor tonalidade e colocação para seu look, lembrando-se sempre que a elegância e sutileza são de extrema importância, principalmente quando se trata de vestidos e blusas sociais.

Aproveita que você sabe diferenciar as tonalidades do branco e escolha aquele que mais você se identificar!

WhatsApp chat