Como o Batizado Funciona?

O batizado dos bebês é um ato realizado na igreja católica como um rito de passagem, o primeiro dos sacramentos que seu bebê precisará passar durante sua caminhada cristã.

Outras religiões também batizam, porém, com idades e cerimonias um pouco diferentes do batismo católico que somos mais acostumados a ver.

O batismo também simboliza a união, um selo entre seu filho e Deus, partindo daquele momento a vida do seu filho não pertencendo a ele, mas sim, a Deus, a tornando responsável 100% sobre ela, e vocês, pais, sendo apenas o instrutor e conselheiro na caminhada cristã do seu filho.

O padre vai mergulhar meu filho na água no momento do batismo?

Para sua tranquilidade, o bebê não é imergido no momento do batismo, mamãe. Ao contrário do batismo evangélico, o qual imergem a pessoa no tanque batismal, os padres apenas derramam a água santa sobre a cabeça do pequeno, tomando bastante cuidado para não escorrer no rosto do bebê e poder provocar algum acidente no momento do batismo.

Nesse momento, os padrinhos seguram o bebê e o aproximam da pia batismal, permitindo que o padre derrame a água sobre a cabeça do pequeno enquanto o abençoa, podendo secar a cabeça molhada logo em seguida com alguma fralda ou pano especifico.

Algumas pias batismais não são fixas, por isso o padrinho acaba segurando-a enquanto o padre realiza o ato.

Você pode sim ter visto algum vídeo mostrando alguns padres imergindo os bebês na hora do batismo, esse ato está totalmente fora do comum no batismo infantil e, felizmente, a maioria dos padres repreende esse tipo de ato por poder provocar susto no bebê e até correr o risco de acidentes como afogamento, por exemplo.

Preciso ser católico para poder batizar meu filho?

Muitas mamães têm essa dúvida sobre ser cristão ou não para poder batizar o filho. Geralmente, os padres aconselham que os pais do bebê sejam cristãos pelo fato de terem base e ensinamentos corretos para instruir o pequeno na sua caminhada, ensiná-lo o que deve ou não ser feito segundo os ensinamentos cristãos, afinal, o batismo é a entrega da vida do seu filho para Deus, realizando uma aliança de pai e filho, e que vai precisar de base cristã para seguir o caminho.

Mas se caso você não for cristão e queira muito realizar o ato, aconselhamos a conversar com o padre sobre isso para que sua dúvida possa ser esclarecida e não haja nenhum equivoco no momento da realização do batismo.

É preciso marcar com antecedência o batismo?

O mais aconselhável é sim marcar com antecedência o batismo do seu pequeno. Quando isso é feito, facilita a preparação da cerimonia tanto para você quanto para o padre que irá realiza-la, tendo um tempo determinado para se organizarem e permitir que tudo na hora do ato ocorre bem e em perfeito estado.

E o bom de marcar o batizado com antecedência, é que você não corre o risco de deixar para em cima da hora e ter que batizar seu filho em um batismo coletivo pela data escolhida já terem bebês para serem batizados.

Não deixa de ser um momento especial quando se batiza coletivamente, mas nada melhor do que se sentir em paz e ver a cerimônia do seu pequeno tranquila e sem pressa alguma, não é mesmo?

Posso escolher quem eu quiser para ser padrinho de batismo?

Para os padrinhos, precisa ser de preferência um casal que seja também cristão e tenham um vínculo forte com você e seu filho, o qual você confia de olhos fechados. Afinal, eles serão como pais na fé para seu pequeno e responsáveis em te ajudar a instrui-lo na sua caminhada cristã.

Veja aqui sobre Batizado infantil feminino

Se caso quiser escolher algum parente, sinta-se à vontade para escolher quem você quiser, seja avós, tios, primos, ou até mesmo irmãos e cunhados!

Como funciona a comemoração do batizado do meu filho?

Sobre a comemoração, depende muito do momento em que o batismo será realizado.

Se caso o batismo é realizado na parte da manhã, comemorações em áreas livres são muito comuns de se ver, tanto pela hora do dia quanto pela iluminação para tirar lindas fotos e registrar aquela data tão especial para seu pequeno.

Se preferir realizar o ato na parte da noite, algo mais particular ou em um salão cai muito bem nesse período noturno, tornando algo mais privado e chegado por ter todos que você considera bem pertinho e em um só lugar.

Felizmente, você é livre para escolher o melhor momento e a melhor hora para poder realizar esse grande passo na vida do seu pequeno, mamãe!

WhatsApp chat