Mudanças no Corpo Durante a Gravidez

Mudanças no Corpo Durante a Gravidez

É nítido notar que o corpo sofre por uma enorme mudança durante a gravidez, algumas dores são comuns ser sentidas nas costas, dores na cabeça, cansaço, fadiga… se citarmos tudo que o corpo da gestante sofre, com certeza daria o artigo completo! Mas, como não é esse o intuito, deixamos de lado os demais sintomas.

Continuando, por mais que você esteja sentindo e percebendo essas mudanças, algumas vezes aquela pergunta e dúvida do porquê o corpo acaba mudando tanto, quando as dores vão acabar, quando o corpo vai se acostumar com a presença do bebê. Enfim, muitas dúvidas sobre tudo que ocorre durante a gestação.

Mas, para que você possa aprender um pouco mais sobre o que exatamente ocorre no seu corpo, nós trouxemos esse artigo para tirar todas essas dúvidas. Vamos conferir!

 

Dores de cabeça Durante a Gravidez

 

As dores de cabeça são muito comuns nos primeiros dias e semanas de gestação, elas se tornam mais intensas quando você passa por um momento mais complicado como algum período de estresse ou preocupação excessiva.

Essas dores são causadas pelo seu sistema nervoso, geralmente causadas por forçar muito a vista, passar por momentos tensos, se preocupar demais com algo ou sofrer com crise de ansiedade ou ficar muito tensa. Tudo isso afeta esse sistema, fazendo-o liberar pequenas ondas de choque que provoca a dor de cabeça e até aquela pressão chatinha na têmpora.

 

Dor na coluna Durante a Gravidez

 

Aquela típica dor chatinha e que incomoda muito até o fim da gravidez, tanto que dormir deitada já não se torna mais um habito de rotina, a poltrona acaba sendo a melhor amiga da gestante nesses momentos. E mesmo se você toma remédios e remédios nem sempre ela vai desaparecer, e você vai saber o porquê agora mesmo.

Conforme a barrega vai crescendo, é normal que a lombar e a coluna acabem se encurvando por conta da pressão que a barriga está sofrendo para dar espaço para o bebê se desenvolver, por esse motivo as dores lombares e na coluna é mais constante de serem sentidas até no nono mês de gestação.

 

Ampliação do útero Durante a Gravidez

 

As cólicas e dores no pé da barriga s]ao causadas pelo útero estar se expandindo para dar melhor conforto e espaço ao bebê. Pesquisas comprovam que o útero pode chegar ao tamanho de uma melancia, apenas para ceder espaço e um melhor desenvolvimento para o pequeno.

Agora, imagina uma bola de baseball sendo ampliada muitas vezes dentro da sua barriga. Não é de se esperar que não venha doer, certo?

Depois do nascimento do bebê, o útero volta a sua forma natural gradativamente, o processo ainda é um pouco dolorido e bem demorado, provavelmente depois do primeiro mês o órgão estará 100% renovado.

 

Retenção de liquido Durante a Gravidez

 

Esse fato ocorre pelo motivo dos vasos sanguíneos estarem comprimidos por conta da ampliação do útero e das veias estarem comprimidas impedindo a passagem do sangue e fazendo certa pressão para poder levar oxigênio ao corpo da mãe e para o bebê também.

 

Órgãos comprimidos Durante a Gravidez

Aquele desconforto e cansaço na maioria das vezes são causadas pelo aperto que o útero está causando em seus órgãos, pois ele precisa de espaço para se expandir espremendo os outros componentes do corpo.

Por esse fato a grávida sente mais vontade de ir ao banheiro do que as mulheres já com filhos nascidos, pois a bexiga se aperta e isso ajuda a eliminar o mínimo de urina já produzido.

 

Cintura larga Durante a Gravidez

A cintura começa a se alargar pelo fato do reto-abdominal se alagar por conta da ampliação da barriga, o que colabora para a largura da cintura da mamãe. Por esse motivo a sensação de fadiga e cansaço começa a surgir assim que a barriga começa a dar indícios de saliência.

 

Mudanças nos seios Durante a Gravidez

 

As mudanças nos seios são visíveis logo nos primeiros momentos de gestação, a sensibilidade aumenta, eles costumam possuir um pequeno inchado o que causa um pequeno desconforto. Geralmente o aumento das mamães começam a ser mais frequente após o quarto mês de gestação, quando a produção do leite começa a ser mais intensa e o seio se enche do liquido.

Outra coisa que pode ser comum é a ampliação da aureola e da coloração do mamilo também, algo muito normal por conta dos hormônios da gravidez.

 

Aumento da temperatura corporal Durante a Gravidez

 

Esse acontecimento é muito comum durante a gravidez, pois como o bebê também possuirá uma temperatura, a placenta acaba adquirindo aquela temperatura fazendo automaticamente a temperatura do seu corpo subir levemente. Então, se estiver suando sem ter feito esforços e sentir aquele calor mesmo quando estiver com aquele ventinho mais gelado, pode ficar tranquila e descarta a possibilidade de uma suposta febre.

 

Estrias e vasos sanguíneos dilatados Durante a Gravidez

 

As tão temidas estrias aparecem pelo fato de o corpo estar em constante ampliação, o tecido da pele precisa se esticar para dar mais conforto e espaço para o bebê poder crescer confortável. As estrias são o rompimento do decido por falta de colágeno e acabam se tornando as temidas cicatrizes que, por vezes, quase é impossível se livrar de todas. Para poder evitá-las é sempre bom estar hidratando a barriga e o corpo num geral com óleos e cremes de preferência duas ou três vezes no dia para ajudar na elasticidade da pele.

E os vasinhos sanguíneos costumam aparecer com maior facilidade por conta da dilatação dos mesmos, pois o oxigênio que o nosso sangue transporta precisa ser conduzido também para o bebê, o que ocorre a dilatação pela maior presença do ar no sangue.

 

Inchaços dos pés e pernas Durante a Gravidez

 

Os inchaços são os mais comuns de surgirem durante a gestação, pois a retenção dos líquidos acaba aumentando por conta da ampliação dos vasos sanguíneos e da pressão que os mesmos passam por conta do maior número de oxigênio

As futuras mamães podem aliviar essa sensação tendo um período de descanso, colocando uma bolsa térmica sobre os tornozelos e joelhos, evitar pegar peço ou se esforçar muito como subir escadas ou rampas. Outra dica legal é deixar a água do chuveiro cair nas pernas durante o banho, a água quente causa uma sensação relaxante nas pernas e pode ter certeza que você vai se sentir um pouco melhor.