Cuidados com a Pele Durante a Gravidez


A gravidez é um momento muito especial e importante na vida das mães, principalmente se elas forem de primeira viagem. Aquela ansiedade para ver o bebê, as preocupações sobre cada cuidado com ele, as roupinhas, o enxoval, o quarto, você se foca tanto no seu pequeno que muitas das vezes até se esquece de cuidar de si.

O corpo da mulher durante a gravidez, além do pequeno que está se desenvolvendo dentro da barriga, também precisa de cuidados e atenção, pois a gravidez traz muitas mudanças que precisam ser observadas e, algumas vezes não são tão agradáveis assim para as mamães. Acnes, oleosidade, ganho de peso e retenção de líquidos se enquadra em um desses sintomas desagradáveis.

E como a aparência é muito importante para uma mulher, na gravidez a pele acaba necessitando de uma atenção um pouco mais especial, surgimentos de acnes e alguns pequenos defeitos são muito comuns durante esse período.

Por que a pele fica diferente durante a gravidez?

A pele passa por um processo muito complicado após a chegada das primeiras semanas da gestação. Você pode notar que ela começa a ficar com uma textura um pouco diferente, os poros acabam ficando um pouco dilatados, espinhas e cravos podem começar a surgir, um verdadeiro caos para algumas mamães.

Essas diferenças ocorre pelo fato do organismo precisar passar por certa mudança até se adaptar por completo com a presença do bebê no corpo, assim como há um desequilíbrio hormonal que pode resultar nas mudanças e sua pele. Além desses fatores, também temos os vasos sanguíneos, que precisam passar pelo processo de dilatação para poder liberar oxigênio tanto para a mãe quanto para o bebê, e isso acaba deixando a pele sensível e sendo mais fácil de ficar avermelhada e irritada.

Por que surgiram acne na pele durante a gravidez?

As acnes surgem pelo fato do organismo estar em constante mudança até se adaptar com a presença do feto dentro do corpo da mulher, essa fase é um pouco mais complicada para a maioria das mamães pelo fato do surgimento desses poros inflamados e elevados, o que se transforma em um grande problema e pesadelo.

A oleosidade em si não é algo muito focado durante a gravidez, mas pode encontrar pontos de  oleosidade um pouco maior especialmente na área T do rosto (testa, nariz e queixo), as espinhas e cravos acaba se tornando mais frequentes e maiores pelo acumulo de sujeira nos poros levando a inflamações. A mudança no organismo também colabora com a inflamação e aumento dessas pequenas fissuras nos poros, alguns momentos é possível encontrar acne na região das costas e nos ombros.

Como tratar as acnes durante minha gravidez?

Você pode começar tomando no mínimo 2 litros de agua por dia. A água vai ajudar a limpar seu organismo, a purificar seu sangue e tirar um pouco das toxinas que tiver no sangue através da urina.

Se quiser a ajuda de cremes, nós indicamos que compre produtos que tenha muita vitamina D e que possui proteção solar e neutralizante. Esses tipos de cremes ajuda no controle da oleosidade, o que colabora com o surgimento de mais espinhas e cravos. Se quiser usar remédios, converse com seu obstetra ou com algum esteticista para te auxiliar sobre o uso, pois alguns são contraindicados para gestantes por fazerem mal ao bebê.

As maquiagem vão precisar ser um pouco descartadas durante o período da gravidez, não será proibido se uso, mas a moderação precisará ser lembrada constantemente. Também ocorre o fato da pigmentação e composição das maquiagens serem ricas em chumbo, óxido de zinco, carbonato de cálcio e álcool cetílico, substancias que causam entupimento nos poros impedindo da pele respirar resultando na inflamação (espinhas).

Outras dicas para você poder cuidar da sua pele e impedir que novas acnes venham surgir: lavar dua sou mais vezes o rosto com sabão liquido, passar uma loção hidratante após lavar a secar o rosto e evitar cremes que possam ter algum tipo de óleo. E se quiser cuidados caseiros, beba suco de cenoura pelo menos três vezes por semana para repor a vitamina B, e faça uma máscara caseira de arroz e mel para dar uma hidratação ainda melhor para sua pele.

É normal surgir manchas e estrias na minha pele durante a gravidez?

É algo muito comum ter esses pequenos “defeitos” sobre a pele durante a gestação, eles podem até ficarem mais intensos ou escuros conforme as semanas vão passado.

Como sabemos que algumas mamães podem achar que esse defeitinhos significa que algo de errado está acontecendo com seu corpo durante a gravidez, os famosos escurecimentos e estrias são algo muito natural e comum de acontecer em todas as situações da vida, não somente da gestação, pelo nosso corpo sempre estar em constante mudança. Nos casos das gestantes, as estrias costumam aparecer com maior quantidade e intensidade pelo fato do tecido da pele precisar se romper para ampliar e acompanhar o desenvolvimento do bebê, pois ele precisa de conforto e espaço para melhor desenvolvimento. Alguns momentos essas estrias podem desaparecer depois do nascimento do bebê, se cicatrizando e regenerando tornando o local liso e sem fissura novamente.

Lembrando que esses caso de cicatrização e regeneração da pele só ocorrem quando o sangue ainda está correndo pelo local, ainda há chances de uma boa regeneração, você consegue notar isso ao vê-las obter uma colocação roxa ou avermelhada. Se caso suas estrias já estiverem claras e sem presença do sangue, infelizmente as cicatrizes ficaram visíveis no local.

Os melasmas ou manchas escuras durante a gestação ocorre pelo aumento de hormônios no corpo e isso acaba aumentando a produção de melanina em alguns pontos específicos do corpo. Esse aumento de melanina costuma aparecer geralmente em locais mais quentes como virilhas, axilas e atrás dos joelhos, e também podem aparecer no centro da testa, bochechas, buço e queixo.

Como posso tratar os melasmas e áreas escuras na minha pele durante a gravidez?

O tratamento essencial que seria a laser ou uso de medicamentos infelizmente não poderá ser feito por ser prejudicial ao bebê, mas você poderá usar ácidos glicólico, retinóico e azelóico para poder tratar dessas áreas mais escuras e pigmentadas. Não garantimos que ela irá sumi, mas pode ter certeza que vai dar uma boa melhora.

Evite contato com os raios solares; vista um boné ou chapéu junto com bastante protetor solar no rosto quando for precisar sair para algum lugar. Os raios solares só vão piorar as áreas mais pigmentadas e acabar tornando o que já era desgostoso, em um verdadeiro pesadelo! E se quiser se refrescar ou comer alguma coisa, escolha sempre algo que tenha soja ou seja derivado dela, pois dá um ótimo auxilio no combate dos melasmas.

WhatsApp chat